SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Para além do inconsciente verbalizável e da memória lacunar: a psicanálise sob o olhar de LoparicCapacidade do terapeuta para brincar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Natureza humana

versión impresa ISSN 1517-2430

Resumen

ESHEL, Ofra. Sobre "pedir por um tipo de revolução" na Clínica psicanalítica: o conceito winnicottiano de refressão, cuidado-cura, trabalho no reino das necessidades e criação de novas experiências. Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.258-273. ISSN 1517-2430.

Neste artigo, abordo o rompimento radical das ideias teórico-clínicas de Winnicott a partir do trabalho psicanalítico tradicional, introduzindo uma mudança revolucionária na psicanálise clínica - uma transição de "extensão" para "revolução científica" e "mudança de paradigma" (para a usar a terminologia de Thomas Kuhn em "A estrutura das revoluções científicas", 1962). Para mim, essas ideias revolucionárias de Winnicott são muito importantes, tanto prática quanto teoricamente, pois fornecem uma matriz formative e um modo de trabalho e transformação que a prática psicanalítica não oferece.

Palabras clave : Visão clínica revolucionária de Winnicott; Mudança de paradigma de Kuhn; regressão clínica, cuidado-cura; Treinamento Internacional em Psicanálise Winnicottiana em Beijing.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons