SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A glimpse at Ethology in Latin America índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista de Etologia

versión impresa ISSN 1517-2805

Resumen

QUEIROZ, Bianca Campos; GENARO, Gelson; QUEIROZ, Vinicius de Seixas  y  TOKUMARU, Rosana Suemi. Quantificação e descrição dos principais comportamentos de papagaios-chauá (Amazona rhodocorytha, Salvadori, 1890) cativos. Rev. etol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp.1-9. ISSN 1517-2805.

No presente estudo, investigou-se a influência da disposição de diferentes itens de ambientação no recinto sobre o padrão comportamental de um grupo de 21 papagaios-chauá (Amazona rhodocorytha), constituído por indivíduos de ambos os sexos e diferentes procedências e idades, alojados em um recinto no Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (Cereias, ES). As observações ocorreram durante o inverno, entre os meses de julho e setembro. Utilizou-se o método de varredura para quantificar as categorias locomoção, exploração, manutenção, repouso, vocalização em movimento, vocalização em repouso, interações sociais agonísticas e afiliativas. Registrou-se também, durante as varreduras, a utilização do espaço pelas aves. Os resultados indicam que: 1) em ambientes mais abertos (com mais luminosidade) os animais tendem a ficar mais ativos; 2) os indivíduos desta espécie apresentam um tropismo por regiões mais altas (Atividade: 24,4%; Repouso: 64,7%) e evitam repousar no chão (Atividade: 8,4%; Repouso: 2,5%). Os resultados são discutidos em função do conhecimento disponível sobre o comportamento de outras espécies de psitacídeos, sua manutenção em cativeiro, e a relevância deste estudo para os programas de conservação da espécie.

Palabras clave : Psittacidae; Amazona rhodocorytha; comportamento; cativeiro; manejo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons