SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Racialismo y antirracialismo en discursos de estudiantes universitariosRelaciones raciales en los medios de comunicación: un estudio en el contexto brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

SCHUCMAN, Lia Vainer. Racismo e antirracismo: a categoria raça em questão. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.19, pp.41-55. ISSN 2175-1390.

Este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão teórica sobre o uso da categoria raça na produção do racismo, bem como na luta antirracista. Para isto faço uma revisão teórica de como o conceito de raça foi produzido a partir do pensamento acadêmico europeu do século XIX, e reproduzido no pensamento social brasileiro. Percebe-se que a categoria raça se articula com o fenômeno do racismo brasileiro, já que “raça” se articula tanto com a ideia de cor no imaginário brasileiro, quanto com os esteriotipos e representações negativas sobre a população negra. Desta forma, podemos concluir através dos estudos de relações raciais e do fenômeno do racismo no Brasil, que além da existência do racismo na cotidianidade da população brasileira, este é atualizado, perpetuado e legitimado pela ideia de raça e, portanto, é através desta categoria política que a luta antirracista se articula.

Palabras clave : Raça; Racismo; Negritude; Antirracismo; Ações afirmativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )