SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Masacres juveniles y pasión por lo real: el imperio de los sentidos y la discusión sobre lo desfavorable del adolecer en la actualidadLos niños y adolescentes en la guerra y su relación con los ancestros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

COSTA, Ana  y  POLI, Maria Cristina. Sexuação na adolescência: um ato performativo. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.19, pp.141-150. ISSN 2175-1390.

Este artigo se propõe a abordar a noção psicanalítica de sexuação como movimento central da clínica com adolescentes. Destaca-se, para tanto, os impasses da elaboração freudiana acerca da bissexualidade histérica. Estes impasses produziram efeitos problemáticos nas abordagens dos movimentos adolescentes na direção da escolha de objeto, da identificação sexual e da constituição das estruturas clínicas. Por fim, busca-se destacar o retorno de Lacan aos fundamentos da linguagem na clínica freudiana, no qual a afirmação sexuada se apresenta como um ato performativo. Propõe-se assim essa leitura como resolutiva dos impasses ideológicos que o tema da sexuação na adolescência acarretou na história da psicanálise.

Palabras clave : Psicanálise; Adolescência; Sexuação; Linguagem; Ato.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )