SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número56Una investigación con pies polvorientos: recuerdos de mujeres ruralesCartografías de la autonomía: tensiones y construcciones en el campo de la salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

FARIA, Lucas Luis de  y  MARTINS, Catia Paranhos. Movimento(s) indígena(s) e psicologia social: desafios à de(s)colonização dialógica. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.56, pp.131-149.  Epub 27-Mayo-2024. ISSN 2175-1390.

Este texto sintetiza parte do exercício de viver, sentir e pensar a partir das fronteiras entre Psicologia Social e Movimento(s) Indígena(s). Temos por objetivo compreender o processo histórico de mobilização do(s) Movimento(s) Indígena(s) do Brasil, a partir da década de 1970, e discutir as potencialidades para de(s)colonização dialógica entre os conhecimentos dos povos indígenas e da Psicologia. Buscamos deslocar os saberes da matriz colonial de poder para assumir as concepções populares, sendo requisito fundamental para a libertação da Psicologia da episteme colonial. Recorremos à pesquisa bibliográfica potencializada por nossa participação e acompanhamento de atividades públicas dos movimentos étnico-sociais dos povos Kaiowá e Guarani. O diálogo da Psicologia Social com as experiências do(s) Movimento(s) Indígena(s) apresenta possibilidades transformadoras desde as compreensões de conscientização e desideologização. E ainda, direciona para o desprendimento da Psicologia das colonialidades para o comprometimento com os movimentos populares para contribuir com a emergência de processos de de(s)colonização.

Palabras clave : Movimento Indígena; Psicologia Social; Estudos decoloniais; Descolonização; Libertação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )