SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número58Por prácticas de cuidado activistas: lógicas de reducción de daños en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

SILVA, BRUNA COUTINHO; MARQUES, ANDREZA MOREIRA; MORAIS, RAÍSSA FERREIRA  y  ROMAGNOLI, ROBERTA CARVALHO. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE EX-ABRIGADAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: CARTOGRAFIA DE UMA EXPERIÊNCIA. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.58, pp.724-740.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2175-1390.

O presente artigo trata de pesquisa acerca dos processos de subjetivação de mulheres ex-abrigadas na Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte, que é um dispositivo da rede de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Utilizamos o método da cartografia para produzirmos uma análise das relações entre as mulheres e a casa-abrigo, na trama rizomática entre macro e micropolítica. Na produção de dados, foram elaboradas as seguintes linhas: das instituições (religião, família e Estado); das relações de poder (as facetas da reprodução da violência pelo Estado; as diferenças de classe; a naturalização e a individualização da violência contra as mulheres; a participação política como estratégia de resistência); do acolhimento; e da autonomia. A casa-abrigo, concluímos, é um espaço privilegiado para a reconstituição de projetos de vida e para a produção da autonomia a partir de movimentos singulares e coletivos de subjetivação.

Palabras clave : Processos de Subjetivação; Acolhimento Institucional; Abrigo; Violência contra a mulher.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )