SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Sofrimento e perda de sentido: considerações psicossociais e clínicasAplicação do teste verbal Zulliger (forma individual) em pessoas surdas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

BOCCALANDRO, Marina Pereira Rojas. O amor na relação terapêutica e no processo de cura. Psic [online]. 2003, vol.4, n.1, pp.72-81. ISSN 1676-7314.

No artigo a autora se propõe a falar do arquétipo do Amor na relação terapêutica e no processo de cura. Discorre sobre várias manifestações do amor, começando pelo amor a si mesmo até o amor a Deus, que a mesma considera a espiritualidade. Cita vários autores que em algum momento de suas obras falam sobre o amor. Discorre mais detalhadamente sobre o amor na relação terapêutica, enfatizando a importância do mesmo no processo de autoconhecimento e cura. A doença é encarada como um sinal que nos aponta para uma desarmonia interna, e entender o que ele está tentando nos dizer é fundamental para a volta ao equilíbrio. Os sintomas são vistos como expressões de necessidades não satisfeitas. Apresenta exercício de imaginação, cujo nome é um modelo para acolher a doença, e faz o relato de um caso em que essa técnica foi empregada. Termina colocando que é possível buscar alternativas mais amorosas para se lidar com a doença.

Palabras clave : Amor; Relação terapêutica; Processo de cura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )