SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Dificultad de aprendizaje de la escrita en un grupo de niños de la enseñanza básicaSufrimiento psíquico en las relaciones de trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

SISTO, Fermino Fernandes; FERREIRA, Alexandre  y  MATOS, Maria Paula Barco. TCR e R1: duas medidas do fator g. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp.69-77. ISSN 1676-7314.

O presente estudo buscou evidencias de validade entre o R1- Teste não-verbal de inteligência e o Teste Conciso de Raciocínio, cujos manuais indicam medir o fator g, e ambos construídos para pessoas que pretendem adquirir suas carteiras de motorista. O estudo contou com 65 voluntários, com idades entre 18-48 anos (M=24,36) que participavam do processo para a aquisição da Carteira de Habilitação Nacional. Os coeficientes de correlação possibilitaram inferir que uma parte substancial da variância de ambos os testes foi comum, indicativo de que mediriam uma alta quantidade de um mesmo mecanismo psicológico. Assim, foi possível considerar que essa relação era indicativa de uma evidência de validade de constructo. Finalmente, foi constatado que o R1 discriminou apenas no intervalo de 20-40 pontos, diferentemente do TCR que proporcionou uma distribuição ao longo de sua extensão.

Palabras clave : Validade de constructo; Fator g; Inteligência; Motorista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )