SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Concepciones personales de inteligencia: en la sendera de un modelo organizador e integrador en el dominio de la motivaciónEl Cognitive Assessment System como instrumento de evaluación psicológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

MUNIZ, Monalisa et al. Evidência de validade de critério para o Teste de Criação de Metáforas. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp.21-29. ISSN 1676-7314.

Nesse estudo objetivou-se estudar a validade de critério para o Teste de Criação de Metáforas. Na literatura encontra-se a produção de metáforas como uma variável associada à criatividade. Hipotetizou-se que profissionais que atuam como publicitários na área de criação apresentariam idéias consideradas melhores metaforicamente e, conseqüentemente, mais criativas. Participaram do estudo oito publicitários, sendo 75% homens, com idade média de 28 anos, que compuseram o grupo critério. Um segundo grupo foi composto por 45 profissionais de diversas áreas, de ambos os sexos, sendo 67% homens e com média de idade de 34 anos. Ambos os grupos responderam ao Teste de Criação de Metáforas de forma individual. Os resultados indicaram que o grupo critério apresentou idéias de melhor qualidade e maior quantidade de metáforas, ou seja, apresentaram idéias com maior metaforicidade, o que tende a indicar maior criatividade. Assim, foi encontrada uma evidência de validade de critério para o Teste de Criação de Metáforas.

Palabras clave : Criatividade; Teste psicométrico; Publicidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )