SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3El cuerpo vivido en la psicosis: método fenómeno estructural del RorschachEstudio normativo para el Sistema Comprehensivo del Rorschach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FRANCO, Renata da Rocha Campos. Estudo de caso pelo método fenômeno-estrutural. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp.347-360. ISSN 1677-0471.

O artigo discutiu, a partir de um estudo de caso, a expressão do mundo interno de um dependente de heroína internado por seis meses em um centro de recuperação e tratamento na França. O paciente cumpriu as tarefas propostas pelos testes projetivos de Zulliger, Pirâmides Coloridas de Pfister e Casa-Árvore-Pessoa em dois momentos distintos, na primeira semana de internação e após seis meses de tratamento. O método fenômeno-estrutural foi utilizado como referencial teórico para compreender as respostas dadas aos três testes de personalidade. Os resultados foram coerentes com a realidade vivida pelo paciente tanto na primeira semana de internação, marcada por intenso sofrimento relacionado ao consumo abusivo da heroína, quanto após seis meses, período marcado por significativa reorganização psíquica e boas perspectivas no prognóstico. Conclui-se que o uso das técnicas projetivas no contexto da toxicomania se mostrou eficaz para conhecer as dificuldades dessa pessoa no tratamento da dependência química.

Palabras clave : método fenômeno-estrutural; teste de Zulliger; Pfister; HTP; dependência química.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )