SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Construcción y validez de una Escala de Evaluación de Calidad de Vida en el TrabajoEstilo terapéutico y orientación teórica: estudio comparativo con el Therapeutic Identity Questionnaire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

RIOS, Karyne de Souza Augusto et al. Inventário de Potencial de Abuso Infantil CAP: evidências de validade e precisão. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp.51-60. ISSN 1677-0471.

O objetivo foi investigar as evidências de validade de constructo e precisão do Inventário de Potencial de Abuso Infantil- CAP. Participaram 135 cuidadores, por meio de amostragem aleatória simples com filhos entre 2 a 12 anos. O perfil dos participantes foi: idade média do cuidador de 35,96 anos, sexo feminino (82%), casado (72,7%), escolaridade inferior a 4 anos (38,3%). A média de escore no Inventário CAP foi 180,1. Foram realizadas análises fatoriais usando a rotação Varimax, optando-se pelo modelo com 5 fatores por estar em acordo com critérios da teoria de Análise Fatorial de Componentes Principais, tendo 39,6% da variabilidade total explicada. Para investigar evidências de precisão utilizou-se o Alpha de Cronbach obtendo-se o coeficiente de 0,95. Os resultados encontrados são positivos e indicam a viabilidade de adaptação do instrumento. De todo modo, outros estudos deverão ser implementados com vistas à análise de tendências e de relações entre os resultados.

Palabras clave : inventário CAP; validade constructo; precisão; maus-tratos; abuso físico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )