SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Escala de evaluaciones auto-referentes: características psicométricas en muestras brasileñasIntereses profesionales y papeles de género: opciones femeninas en el BBT-Br índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

LAROS, Jacob Arie; JESUS, Girlene Ribeiro de  y  KARINO, Camila Akemi. Validação brasileira do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a]. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp.233-242. ISSN 1677-0471.

Este artigo apresenta estudos realizados no Brasil referentes à evidência de validade de construto do teste SON-R 2½-7[a], versão abreviada do SON-R 2½-7, que possui estudos de normatização e validação realizados em vários países europeus. O SON-R 2½-7[a] é um instrumento não-verbal que avalia amplas áreas de inteligência para crianças entre 2½ e 7 anos. Os dados da amostra nacional de normatização brasileira com 1.200 crianças foram analisados utilizando tanto análise fatorial exploratória como análise fatorial confirmatória. Os resultados apóiam a distinção adotada no teste entre a escala de execução e a escala de raciocínio. Os resultados indicam uma boa validade de construto do SON-R 2½-7[a] e sugerem que o teste é uma ferramenta promissora para a avaliação das habilidades cognitivas de crianças no Brasil.

Palabras clave : teste não-verbal de inteligência; validade de construto; SON-R 2½-7[a].

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )