SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Interacción madre-niño: fiabilidad de la versión brasileña del sistema observacional CITMI-REvaluación del desarrollo cognitivo de niños con cáncer por el DFH III índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

BARROS, Mônica Colognese; NATIVIDADE, Jean Carlos  y  HUTZ, Cláudio Simon. Construção e validação de uma medida de papéis de gênero. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp.317-324. ISSN 1677-0471.

Os instrumentos utilizados para a investigação dos papéis de gênero diferem amplamente, dependendo da época e cultura em que foram criados, e do que querem medir. O presente estudo teve como objetivo construir e validar uma escala para papéis de gênero a partir de um levantamento empírico de características femininas e masculinas. Elaborou-se uma lista contendo 107 expressões caracterizadoras de mulheres e homens, que foi apresentada a 223 pessoas da região Sul do Brasil para que elas indicassem o quanto cada uma das expressões era mais masculina ou feminina. A partir disso, 20 expressões foram selecionadas e aplicadas a 510 pessoas de quatro regiões do país, sendo 53,9% do sexo feminino e idade média de 29,0 anos (DP=8,83), com escolaridade nível superior incompleto a pós-graduação completa. A versão final do instrumento, com 14 itens, mostrou-se válida e fidedigna e sustenta a postulação de independência das dimensões Masculinidade e Feminilidade.

Palabras clave : gênero; papéis de gênero; masculinidade; feminilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )