SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Construcción y validez de la escala de atributos deseables del compañero idealParámetros Psicométricos de la Escala Internacional de Inteligencia Leiter-R para Niños Preescolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de  y  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Evidências de validade da escala “Student Alienation and Trauma Survey – R. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp.115-124. ISSN 1677-0471.

Objetivou-se buscar evidências de validade de conteúdo e de construto da escala Student Alienation and Trauma Survey – R. Para a validação de conteúdo, foram feitas: tradução, retrotradução, equivalência semântica, análise do instrumento por profissionais da área e avaliação por amostra da população alvo; para validação de construto foi realizada análise fatorial exploratória e cálculo do alfa de Cronbach das partes I (experiências de vitimização escolar) e II (sintomas decorrentes da vitimização) do instrumento. O estudo piloto com 46 estudantes universitários e as demais etapas da validação de conteúdo possibilitaram alterações no instrumento que, posteriormente, foi aplicado a 691 estudantes. Foram obtidos 4 fatores na parte I e 10 na II (61 itens no total) e os alfas de Cronbach das duas subescalas foram aceitáveis. Os resultados do estudo apontam para a viabilidade da utilização do instrumento no contexto brasileiro, no entanto ainda são necessários estudos de validação externa.

Palabras clave : instrumentos psicológicos; validação de conteúdo; validação de construto; violência na escola; trauma.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )