SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Adaptación de la escala de Empowerment Psicológico de Spreitzer en una muestra portuguesaEstrategias y herramientas para la identificación de bullying en estudios nacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FRANCA, Alex Bacadini  y  SCHELINI, Patrícia Waltz. Análise semântica e evidências de validade da escala metacognitiva para idosos. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.333-341. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as evidências de validade baseadas no conteúdo e realizar a análise semântica dos itens de uma escala destinada à avaliação da metacognição em idosos. Para investigar as evidências de validade de conteúdo, a escala foi analisada por especialistas da área. O índice de concordância resultante da análise das respostas dos especialistas foi de 68%. A análise semântica foi realizada com a aplicação da escala em amostra piloto composta por 15 idosos entre 60 e 83 anos de idade. Estas investigações provocaram a mudança na redação das instruções e dos itens, bem como nos descritores da escala.

Palabras clave : metacognição; idosos; medidas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )