SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Revisión de una escala para medir actitudes de estudiantes de medicinaGuía AAOS/IWH: sugerencias para la adaptación transcultural de las escalas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PEREIRA, Alice Amélia de Freitas; BARBOSA-DUCHARNE, Maria  y  TEIXEIRA, Pedro M. Propriedades psicométricas da Escala de Percepção do Funcionamento Parental – Mãe e Pai. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.447-455. ISSN 1677-0471.

Este estudo tem como objetivo validar, em uma população portuguesa jovem, a Escala de Percepção de Funcionamento Parental (EPFP) desenvolvida com base na versão espanhola Estilos Educativos Materno y Paterno. Seiscentos e cinco participantes, equitativamente divididos pelos dois sexos, responderam à EPFP. A estrutura fatorial original composta por seis dimensões foi adaptada, com a remoção de alguns itens, tendo apresentado bons índices de ajustamento (análise fatorial confirmatória) e valores de consistência variando entre α=0,81 e 0,95. Apesar de significativamente correlacionadas, verificaram-se diferenças importantes entre as percepções relativas às dimensões do funcionamento materno e paterno. As mães são consideradas mais afetuosas e comunicativas, promotoras da autonomia, confidentes, bem-humoradas e menos controladoras. A EPFP se revelou um instrumento válido e fidedigno na avaliação do funcionamento parental, através da percepção dos filhos.

Palabras clave : validade dos testes; educação; relações pais-filhos; adolescente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )