SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Escalas de Cinismo General y Organizacional: Evidencia de Validez para BrasilInstrumentos para la Evaluación de la Esquizofrenia en Brasil: Una Revisión de la Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

MOSMANN, Clarisse Pereira; COSTA, Crístofer Batista da; DELATORRE, Marina Zanella  y  WAGNER, Adriana. Escala de Conflito Conjugal: Validade Interna e Relação com outras Variáveis. Aval. psicol. [online]. 2023, vol.22, n.1, pp.52-62.  Epub 03-Mayo-2024. ISSN 1677-0471.  https://doi.org/10.15689/ap.2023.2201.22413.06.

Os conflitos conjugais constituem parte do processo de adaptação entre os cônjuges e contribuem para a compreensão das características da dinâmica relacional entre a dupla. Para aprofundar a avaliação dos conflitos conjugais, são apresentados dois estudos neste artigo. O primeiro investigou evidências de validade da Escala de Conflito Conjugal por meio da análise da sua estrutura interna em uma amostra de 244 casais. Os resultados demonstraram que o modelo do instrumento se ajustou aos dados. No estudo dois, verificou-se o poder preditivo do tempo de união, da frequência e intensidade dos conflitos no ajustamento conjugal de 485 indivíduos que responderam um questionário sociodemográfico, a Escala de Conflito Conjugal e o Revised Dyadic Adjustment Scale. A frequência e a intensidade dos conflitos foram preditoras do ajustamento conjugal. Os estudos I e II fornecem evidências de validade baseadas na estrutura interna da Escala de Conflito Conjugal e na relação com o ajustamento conjugal.

Palabras clave : relações conjugais; ajustamento conjugal; validade do teste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )