SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número18El incurable luto en psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

SEVIGNY, Robert  y  LOIGNON, Christine. A esquizofrenia na China: a experiência de Lu Lu. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2005, vol.11, n.18, pp.159-177. ISSN 1677-1168.

A análise apresentada neste texto adota uma perspectiva da sociologia clínica para investigar uma experiência pessoal de esquizofrenia, no contexto da sociedade chinesa em plena transformação, aquela dos anos de 1990. Uma das hipóteses de base da sociologia clínica é que a experiência pessoal e a experiência da vida em sociedade são parte de um mesmo fenômeno, não podendo, pois, ser dissociadas. Esta abordagem se baseia igualmente na análise do par "experiência-representação". Finalmente, a análise aqui apresentada propõe um olhar que deixa entrever uma prática psiquiátrica inspirada na sociologia clínica. O estudo do caso Lu Lu se inscreve no contexto de uma pesquisa realizada em Beijing, entre 1992 e 1995, junto a 20 pacientes que tinham sido anteriormente hospitalizados no Hospital X e diagnosticados, do ponto de vista médico, como esquizofrênicos.

Palabras clave : Esquizofrenia; Sociedade chinesa; Sociologia clínica; Experiência-representação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons