SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3El diagnóstico del lenguaje y el lenguaje del diagnóstico: una perspectiva pragmáticaIniciación científica en la formación en psicología: una revisión de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

STROPPA, Thiago Virgílio da Silva; GOMES, Daniel Alexandre Gouvêa  y  LOURENCO, Lelio Moura. Vídeo-games violentos e a violência/agressividade do jogador: uma revisão sistemática de literatura1 . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.1012-1033. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p1012-103.

Estudos são desenvolvidos na tentativa de evidenciar a relação existente entre as práticas de utilização de jogos eletrônicos violentos e a agressividade/ violência do jogador. Os vídeo-games evoluíram muito durante os últimos anos, aproximando-se cada vez mais da realidade e houve também um aumento no número de jogadores de vídeo-games violentos. O presente estudo realizou uma revisão sistemática de literatura, entre os anos de 2008 e 2013, procurando evidenciar os estudos sobre vídeo-games violentos e sua relação com a agressividade/violência. Foram selecionados 45 artigos para leitura completa e os resultados obtidos mostraram os autores que mais publicaram dentro da temática, os anos com mais publicações, os resultados mais encontrados, as críticas a esses trabalhos, as variáveis relacionadas aos estudos e outros dados relevantes sobre essas publicações. Dos 45 artigos encontrados, 37 apoiam o viés de que existe uma relação entre jogos violentos e a agressividade/violência do jogador.

Palabras clave : Vídeo-Games Violentos; Jogos eletrônicos violentos; Agressividade; Violência; Revisão sistemática de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons