SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Excesos, violencia y expresiones de odio en tiempos de la ausencia del otroCapitalismo y trabajo: relaciones de precarización en la posmodernidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

ALVES, Pâmela Nische; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima  y  HADLER, Oriana Holsbach. Os programas de proteção a testemunhas no brasil: a produção do testemunho como peça processual. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.27, n.1, pp.93-111. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p93-111.

Este artigo tem como objetos o Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Estado do Rio Grande do Sul e sua relação com a importância do testemunho para a produção de provas judiciais. Com base em um referencial foucaultiano, busca-se interrogar as condições de possibilidade de emergência dessa política pública nos moldes pelos quais é concebida e pensar sobre as racionalidades de Estado que produzem efeitos no governo das vidas que tal programa intenciona proteger. É utilizado como disparador para a discussão o filme "Quanto vale ou é por quilo?", tratado como materialidade questionadora da lógica de mercado introduzida nas políticas públicas executadas pelo chamado "Terceiro Setor". Em uma análise das formas de execução das políticas públicas, é problematizada a importância de se romper a lógica mercantilista imbuída nesse processo, em especial, a dos programas de proteção às testemunhas, como uma função ético-política da Psicologia.

Palabras clave : Programas de proteção a testemunhas; Políticas públicas; Testemunho; Violência de Estado; Witness protection programs; Public policies; Government of life; Testimony; State violence.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons