SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Grupo de reflexión: perfurando máscaras, levantando sospechas y rescatando pasionesReflexiones del trabajo de orientación en grupo para padres en una institución que asiste a los niños con serios comprometimientos emocionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

MARQUE, Cristiane Reberte de  y  GOMES, Isabel Cristina. A mudança do setting terapêutico como modelo facilitador para promover a estabilidade do vínculo frente às modificações do contexto familiar. Rev. SPAGESP [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.11-17. ISSN 1677-2970.

Neste estudo destacamos a possibilidade de uma criança transitar em contextos familiares diferentes, ao invés de permanecer na família de origem. Ao propormos atendimento psicoterápico nestas condições, defrontamo-nos com desafios que vão além do trabalho com a subjetividade, incluindo questões relativas ao modelo de atendimento mais adequado, especialmente ao setting terapêutico utilizado. Objetivamos discutir a permanência do vínculo terapêutico em oposição a mudanças ambientais. Utilizamos o caso de uma criança em processo de psicoterapia, ao longo do qual ocorreram modificações na estrutura familiar que exigiram alterações no setting terapêutico. Estas possibilitaram manter o vínculo terapêutico, ajudando a paciente vivenciar fases de instabilidade externa com menor turbulência e importantes ganhos emocionais. O estabelecimento de um setting psíquico sólido garantiu a continuidade do trabalho e favoreceu o desenvolvimento emocional da paciente. Baseamo-nos no referencial winnicottiano, no qual o manuseio do setting é um recurso importante para a criação do ambiente de holding, a partir do qual um espaço potencial pode ser concebido. Consideramos esta perspectiva importante na elaboração de propostas interventivas em psicologia clínica comunitária e preventiva.

Palabras clave : Contexto familiar; Psicoterapia infantil; Enquadre.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )