SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Una revisión teórica acerca de la interpretación aplicada en el grupoLa lógica de exclusión sustentada por los programas de inclusión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

FERNANDES, Waldemar José. A má vontade e as possibilidades de crescimento mental a partir do fortalecimento dos vínculos amorosos. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.2, pp.00-00. ISSN 1677-2970.

Trata-se de uma reflexão sobre a boa vontade em contraposição à má vontade. O tema é examinado a partir da concepção do vínculo como uma estrutura relacional interna e externa, em que predomina alguma experiência emocional, considerando-se os espaços intra, inter e transubjetivos. Freqüentemente, a má vontade ocorre relacionada à diversidade de opinião ou entre pessoas intrinsecamente diversas. Grande parte dos mal-entendidos e do sofrimento entre casais, e quaisquer pessoas agrupadas, são tópicos que se referem ao tema, que é examinado no aspecto cultural, grupal, interpessoal e íntimo. Aspectos do envenenamento causado pelo sistema sadomasoquista, em que se alimentam ressentimentos e mágoas, são abordados. Conclui-se que é necessário certo altruísmo no trato com o outro, que alguma aproximação amistosa deve predominar sobre o ressentimento e que se possa conviver com as inerentes frustrações com alguma dose de boa vontade. Do ponto de vista sociocultural, a pressuposição de que o crescimento pessoal depende de sentimentos amorosos é constante, como publicado em recente texto jornalístico.

Palabras clave : Vínculo; Boa vontade; Má vontade; Sadomasoquismo; Ressentimento; Altruísmo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )