SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A articulação MOEBIANA entre a clínica e a política nos serviços de atenção psicossocialInvestigação neuropsicológica de uma amostra de sujeitos idosos saudáveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Hospitalar

versión On-line ISSN 2175-3547

Resumen

ZINI, Ricardo Bernardo et al. Presença de sintomas depressivos em obesos classes II e III. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2009, vol.7, n.2, pp.75-84. ISSN 2175-3547.

A obesidade é um dos grandes problemas de saúde publica no mundo contemporâneo. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de depressão em pacientes com obesidade classe II e III. Foi realizado um estudo transversal de coleta prospectiva utilizando um questionário sociodemográfico para coleta de dados e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Ao todo, participaram da pesquisa 138 sujeitos, sendo homens e mulheres entre 30 e 70 anos, com idade média de 45 anos e índice de massa corporal (IMC) maior do que 35 (media de 44). No BDI foi possível observar que na classe III a média de pontos brutos foi de 12,65 com significância estatística para esta diferença (P<0,05). Podemos concluir que a maior intensidade de sintomas depressivos nas duas classes variou em torno de mínimos e leves. Pode-se observar também, que não houve muita incidência de sintomas graves de depressão.

Palabras clave : Depressão; Obesidade; Cirurgia bariátrica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )