SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Uma exploração da especificidade e interdisciplinaridade metodológica em Psicologia Ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

MOSER, Gabriel. Psicologia Ambiental e estudos pessoas-ambiente: que tipo de colaboração multidisciplinar?. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.1-2, pp.131-140. ISSN 1678-5177.

Este artigo procura definir quais as colaborações existentes entre a Psicologia Ambiental e os diversos estudos pessoas-ambiente a partir dos trabalhos inscritos no Congresso IAPS-16 (Paris, 2000). Na relação entre transdiciplinaridade, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade, entende que o funcionamento científico é necessariamente mono-disciplinar, enquanto a intervenção nas relações pessoas-ambiente envolve uma dinâmica complexa. Quanto à intervenção (manejo sócio-ambiental), distingue dois tipos de funcionamento: interdisciplinar e transdisciplinar. Conclui por um conhecimento que integre as diversas abordagens disciplinares em abordagens transdiciplinares.

Palabras clave : Psicologia Ambiental; Pesquisa interdisciplinar; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )