SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Uma contribuição para a discussão sobre as imagens psíquicas no contexto da psicologia analíticaO paradigma junguiano no contexto da metodologia qualitativa de pesquisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

FREITAS, Laura Villares de. Grupos vivenciais sob uma perspectiva junguiana. Psicol. USP [online]. 2005, vol.16, n.3, pp.45-69. ISSN 1678-5177.

Este artigo tece considerações quanto à possibilidade e ao alcance de grupos vivenciais, sob a perspectiva da Psicologia Analítica de Carl G. Jung, em nosso contexto socio-econômico atual. Há uma proposta prática de grupos de construção de máscaras e personagens, e a apresentação e comentários das contribuições de diferentes autores que trazem conceitos junguianos clássicos para a dimensão grupal, consideram de maneira criativa o ritual, do ponto de vista psicológico, e questionam a viabilidade de trabalhos grupais. Numa abordagem mitológica, são considerados Górgona, Dioniso, Ártemis, Eco e Narciso, com destaque à deusa grega Héstia, cujas características são relacionadas a aspectos necessariamente presentes nos grupos vivenciais e à possibilidade de ocorrer uma experiência psicológica. Os grupos vivenciais são considerados favorecedores da perspectiva de alteridade, na medida em que cada participante tem neles a oportunidade de se afirmar e de ser confirmado, isto é, de se expressar e de refletir, num campo interacional fértil.

Palabras clave : Psicologia junguiana; Terapia de grupo de encontro; Psicologia do self; Mitologia.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )