SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A produção do conhecimento psicológico-psiquiátrico em saúde mental: considerações a partir de um texto exemplar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

WEYLER, Audrey Rossi. A loucura e a república no Brasil: a influência das teorias raciais. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.1, pp.17-34. ISSN 1678-5177.

O presente artigo tem como objetivo discutir as modificações nas formas de compreensão e de enfrentamento da loucura na passagem do Império para a República, levando-se em conta a influência das teorias raciais importadas da Europa a partir de 1870. A adoção desses modelos teóricos cumpriu uma série de funções sociais e políticas referente a um projeto de nação. Neste contexto, as manifestações da loucura passaram a ser associadas à doença, à degeneração e ao risco e sofreram variadas medidas de opressão justificadas "cientificamente". Até hoje, as interpretações científicas do problema da "doença mental" continuam localizando a enfermidade no paciente. Ao reduzir a doença e a sua causa a uma problemática exclusivamente pessoal, sem que se considere o contexto socioeconômico e político da sua emergência, estas explicações configuram-se como ideologia.

Palabras clave : Loucura; Ideologia; Saúde mental; História da Psicologia - Brasil.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )