SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La parálisis cerebral en la adolescencia: resultados de una investigaciónTransición hacia la paternidad: de la gestación al segundo mes de vida del bebé índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

DAMERGIAN, Sueli. Migração e referenciais identificatórios: linguagem e preconceito. Psicol. USP [online]. 2009, vol.20, n.2, pp.251-268. ISSN 1678-5177.

A ausência de diálogos no mundo massificado impõe um discurso padronizado. Tenta-se eliminar as diferenças e os limites que estruturam as identidades são ameaçados. A violência desse mundo joga para a periferia grandes segmentos da população, condenados a viver em condições desumanas. Migrantes e imigrantes, desenraizados dos fundamentos de suas identidades, constituem parte expressiva dessa população. Grandes metrópoles, como São Paulo, são verdadeiros lócus do embate intercultural que os ameaça. Nossa discussão se apóia em trabalho de pesquisa anterior com crianças nordestinas em escolas paulistas - pudemos constatar o preconceito, a humilhação que atingem essa população. O ponto de partida para a humilhação é, quase sempre, sua linguagem regional, vista como errada e inadequada. A lingüística e a sociolingüística nos mostram o contrário. Entretanto, tudo que enraíza e fortalece a identidade é negado. A “barbárie civilizada” destrói desejo, sonhos, esperança, alteridade.

Palabras clave : Migração; Referenciais identificatórios; Linguagem; Preconceito.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )