SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Sessão Clínica: efeitos de intervenção institucionalA sessão clínica como princípio de articulação do diverso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

ANDRADE, Renata Dinardi Rezende. Discussão x construção do caso clínico. Mental [online]. 2005, vol.3, n.4, pp.45-58. ISSN 1679-4427.

Acerca de quatro anos é realizada, no Instituto Raul Soares, a Sessão Clínica - um espaço destinado à discussão dos casos clínicos. Esse espaço para discussões semanais é uma estratégia de intervenção na instituição e de construção dos casos clínicos. Os casos considerados mais difíceis, que apontam à instituição o seu limite de resposta, vão à sessão clínica, que tem como método de trabalho a entrevista com o paciente e ou a apresentação do caso pela equipe. Inspirada no trabalho de Lacan, a Sessão Clínica traz a marca da articulação entre psicanálise e instituição: a psicanálise é aplicada considerando a dimensão singular de cada caso, o que implica no favorecimento de sua construção e na atuação da equipe de acordo com a lógica da prática feita por muitos. Neste artigo será trabalhada, a partir desta experiência, a noção de discussão em contraposição à construção do caso clínico.

Palabras clave : Construção do caso clínico; Discussão do caso clínico; Prática de muitos; Ato clínico; Caso social; Saber do paciente; Psicanálise; Instituição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons