SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Alta hospitalar e reinternação de bebê prematuro: uma reflexão sobre o acesso aos serviços de saúdeEsperando o Messias: reflexão sobre os bebês nascidos para curar um irmão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Mental

versión impresa ISSN 1679-4427

Resumen

SPOHR, Bianca. Lógica psiquiátrica e reforma em saúde mental. Mental [online]. 2011, vol.9, n.17, pp.559-570. ISSN 1679-4427.

Este artigo fala do descompasso existente entre as prerrogativas teóricas da reforma em saúde mental e a prática dos profissionais de saúde nos serviços. Inicialmente, busca contextualizar o problema mostrando como a psiquiatria consolidou-se a partir de uma compreensão biológica da loucura. Em seguida, mostra que este entendimento produziu tratamentos orientados pelo isolamento, pela dependência e pela violência, que, embora combatidos atualmente, deixaram suas marcas em pacientes, familiares e a sociedade. Por fim, sabe-se que a reforma psiquiátrica criou leis e reestruturou os serviços, mas ainda enfrenta dificuldades de instrumentalizar os profissionais em termos teóricos e práticos. É urgente, então, deixar aberto o campo de debates, pois para bem intervir, é preciso antes compreender.

Palabras clave : Psiquiatria; reforma psiquiátrica; profissionais de saúde; teoria; prática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )