SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Ter ou não ter?: Uma revisão da literatura sobre casais sem filhos por opçãoContextos familiares violentos: da vivência de filho à experiência de pai índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SANTOS, Simoni Crochi dos  y  KREUTZ, Carla Meira. O envolvimento do pai na gestação do primeiro filho. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp.62-76. ISSN 1679-494X.

A gestação é um período que possibilita ao pai vivenciar experiências desconhecidas, rever papéis e se adaptar a um novo ciclo. Sendo assim, este artigo tem por objetivo descrever de que forma o homem vivencia a gestação do seu primeiro filho além de conhecer como consideram seu papel enquanto pai durante a gestação. Participaram deste estudo qualitativo cinco pais em que as esposas estavam grávidas, distribuídos nos três trimestres gestacionais. Realizou-se uma entrevista semi-estruturada em que as respostas foram analisadas conforme análise de conteúdo Bardin (1977). Os resultados mostraram que os pais se envolvem de diversas formas com a gestante e o bebê, dispensando apoio material e emocional. Todavia, alguns não conseguem vivenciar com facilidade esta fase, o que nos indica que a gestação ainda é um período no qual os homens estão buscando novas formas de se inteirar e explorar, uma vez que não ocorre em seu próprio corpo.

Palabras clave : Paternidade; Primogênito; Gestação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )