SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Identidade e relações familiares: transmissão psíquica em “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

VON MUHLEN, Bruna Krimberg  y  SATTLER, Marli. Empoderando mulheres nas relações conjugais: rumo à satisfação conjugal. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.192-201. ISSN 1679-494X.

Este é um artigo de revisão de literatura onde é feito uma reflexão sobre as relações conjugais, primeiramente contextualizando as relações de gênero, num segundo momento trazendo a Teoria do Espaço Consciente, que explora como as mulheres são mantidas presas pelas normas culturais em barreiras sexistas. São encadeadas reflexões com a Psicologia feminista e o empoderamento das mulheres. A meta foi estabelecer relações entre a hierarquia de gênero com a manutenção da vulnerabilidade feminina presentes nas configurações conjugais, objetivando estimular terapeutas de casais a ajudarem na construção de relações conjugais mais igualitárias, já que estas caminham juntas com a satisfação conjugal, segundo os achados.

Palabras clave : Relações conjugais; Relações de gênero; Terapia de casal; Satisfação conjugal e empoderamento das mulheres.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons