SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2El psicoanálisis de grupo y los sueños en comunidades originarias del territorio mexicano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

HUR, Domenico Uhng; COUTO, Maria Luiza Bitencourt Silva  y  NASCIMENTO, Joab Silva do. Estudantes indígenas na Universidade: uma sessão de grupo operativo. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.2, pp.99-119. ISSN 1806-2490.  https://doi.org/75d323ad165443c59fb-33b1.

O objetivo deste artigo é conhecer os discursos de alunos indígenas de uma Universidade pública, contemplados pela política de ações afirmativas, para discutir as experiências que vivenciam no espaço acadêmico. Realizamos a investigação a partir de uma sessão com o dispositivo de grupo operativo de Pichon-Rivière. Constatamos uma série de dificuldades para o estudante indígena na Universidade. Há a produção de um estereótipo sobre o indígena, que resulta em processos de preconceito e exclusão. As dificuldades na aprendizagem são vividas no âmbito individual e não institucional, produzindo uma situação de culpa e ansiedade. Por fim, enunciam um duplo lugar ocupado, no sonho de transmitir os conteúdos adquiridos na Universidade à sua própria comunidade.

Palabras clave : Estudante; Índio; Grupo operativo; Psicologia Social; Universidade. Pesquisa financiada pelo CNPq e FAPEG.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons