SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Psicosis en maternidad: una mirada psicoanalítica de la película "das fremde in mir" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Vínculo vol.17 no.2 São Paulo jul./dic. 2020

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Rachel C. R. Giacoia; Beatriz S. Fernandes

 

 

Dedicamos esse número à Maria Cecília Rocha da Silva, membro do NESME, psicanalista de grupos e casais, que em novembro desse ano nos deixou com 103 anos de idade. Maria Cecília foi uma das primeiras educadoras físicas formadas no Brasil, pela Faculdade da USP, vindo posteriormente a cursar psicologia na Universidade São Marcos na segunda metade dos anos 70. Recentemente ainda estava clinicando. Foi professora de cursos do NESME, apresentadora de casos clínicos e muito ativa nos nossos congressos, e em homenagem a sua dedicação, nossa biblioteca ostenta seu nome há mais de 20 anos. Agradecemos todo o convívio e aprendizado que partilhamos com nossa querida amiga.

Celebrar a publicação de mais uma edição da Revista do NESME 'Vínculo' é sem dúvida algo para a nossa Instituição muito se orgulhar; principalmente nesse final de 2020, em que sobrevivemos à grave crise sanitária do COVID-19.

Num momento em que o 'isolamento social' é sinônimo de prevenção sanitária, mantermos nossas relações (também institucionais) saudáveis, dando continuidade às publicações sobre vincularidade, demonstra que o ser humano é, sobretudo, um ser gregário.

Que a leitura desta compilação ajude, mais uma vez, no aprofundamento dos estudos e na percepção da potência existente no trabalho psicanalítico em grupos, famílias e instituições.

A edição atual conta com oito trabalhos especialmente selecionados, que abrangem desde relatos de experiências clínicas, como o trabalho de “Intervenção em Grupo de Mulheres” em um ambulatório e o “Grupo com Adolescentes em Serviços de Saúde Mental”; até revisões bibliográficas – como em “Psicose e Maternidade”- em que autores consagrados discutem as relações primitivas do sujeito, e “Intervenção Psicológica Grupal e Psicossomática” que busca a integração dessas duas áreas na literatura. Em “Processos de Vinculação Secundária e desenvolvimento Infantil”, bebês foram observados aos nove e doze meses, para darem respostas de como se vinculam com outras pessoas além de seus pais. O trabalho “Suporte em Saúde Mental às Agentes Comunitárias de Saúde” enfatiza a necessidade de cuidado ao profissional que cuida da população; e o trabalho “Campo Minado” traz questionamentos em relação ao enfrentamento ético na pesquisa em etnopsicologia. Por último, em “Formações e transformações” um “aspirante a grupoterapeuta” narra sua vivência em diferentes setores da área da saúde e da educação.

Desfrutem!

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons