SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Ponderación acerca de la política del Ministerio de la Salud Brasileño para la atención a los usuarios de alcohol y otras drogas bajo la óptica de la Sociología de las Ausencias y de las EmergenciasOpinión de pacientes psiquiátricos internados sobre el hábito de fumar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PEDREIRA, Beatriz; SOARES, Marcos Hirata  y  CRISTINA PINTO, Anaísa. O Papel do enfermeiro na adesão ao tratamento de pessoas com transtorno afetivo bipolar: o que os registros dizem?. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.1, pp.17-24. ISSN 1806-6976.

Trata-se de estudo descritivo-exploratório que descreve o papel do enfermeiro na adesão ao tratamento da pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB), através do levantamento de registros feitos por estudantes e enfermeiras nos prontuários, e aplicação de uma escala em um serviço comunitário de saúde mental. Utilizou-se a metodologia clínico-qualitativa e, como instrumento de coleta, um diário de campo. A escala foi aplicada no primeiro e último contato com cinco sujeitos do interior paranaense, no período de um mês, em 2010. Percebeu-se uma evolução mais significativa na adesão ao tratamento em somente uma das pacientes. Os registros não relatam conduta de enfermagem na maioria das vezes e possuem aspectos da psiquiatria organicista em sua descrição. O enfermeiro deve registrar suas intervenções e resultados adequadamente.

Palabras clave : Enfermagem Psiquiátrica; Registros de Enfermagem; Transtorno Bipolar; Pesquisa Qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )