SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Estrategias de enfrentamiento a las cargas de trabajo de enfermeros de unidad de emergencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PORTUGAL, Flávia Batista  y  SIQUEIRA, Marluce Miguel de. O uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática de 1999 a 2009. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.3, pp.155-163. ISSN 1806-6976.

O presente artigo visou verificar a prevalência de uso de substâncias psicoativas entre estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil. Pesquisaram-se as bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, no período de 1999 a 2009, utilizando os descritores transtorno relacionado ao uso de substâncias, bebidas alcoólicas, tabaco, drogas ilícitas, estudantes, Brasil. Além disso, realizou-se busca de artigos nas referências dos artigos selecionados. Foram selecionados 14 artigos para análise. Os artigos mostraram alta prevalência de uso na vida das substâncias psicoativas lícitas, álcool e tabaco, e, em menor proporção, maconha e solventes. Os estudos analisados mostram maior prevalência do uso de substâncias psicoativas lícitas. Portanto, o uso de substâncias psicoativas pelos estudantes é preocupante, sendo necessárias abordagens específicas para essa população.

Palabras clave : Estudantes; Ensino Fundamental e Médio; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )