SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Drogas: un análisis semántico de los estudios brasileñosAcceso a servicios de salud en la perspectiva de la gente de la calle índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

TIBIRICA, Vanessa Ayres; LUCHINI, Eduarda Pampolin Miessi  y  ALMEIDA, Camila Souza de. Perspectiva do usuário de drogas sobre seu tratamento e a rede de atenção psicossocial. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.4, pp.1-9. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.150890.

OBJETIVO: analisar a percepção do usuário de álcool e outras drogas sobre seu tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial de álcool e outras drogas e de sua inserção na Rede de Atenção Psicossocial. MÉTODO: trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, na qual se utilizaram grupos focais como forma de coleta de dados. O estudo ocorreu na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, no período de agosto a novembro de 2017. RESULTADOS: ao todo foram cinco grupos focais em que se abordaram temas como tratamento, percurso na Rede assistencial e relação com o Sistema de Saúde da cidade. CONCLUSÃO: a Rede de Atenção Psicossocial se encontra muito fragmentada e fragilizada, o que dificulta o tratamento do usuário de álcool e outras drogas e sobrecarrega os serviços especializados em saúde mental.

Palabras clave : Transtornos Relacionados ao uso de Substâncias; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Enfermagem; Integralidade em Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons