SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Facilidade de adhesión familiar en el tratamiento de la dependencia química: percepción de los familiaresNutrices consumidoras de drogas y resultado de la lactancia materna: un estudio de cohorte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PERRONE, Marina Bianco  y  FIDALGO, Thiago Marques. Matriciamento: uma experiência ambulatorial. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.1, pp.26-31. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.152139.

OBJETIVO: compreender a construção do matriciamento em um serviço de atenção a dependentes. MÉTODO: trata-se de uma pesquisa-ação realizada nos últimos sete anos, considerando as experiências de uma terapeuta ocupacional durante suas atividades no serviço, abrangendo reuniões clínicas, supervisões, grupos de estudos e capacitações. Os materiais utilizados foram prontuários, registros de supervisão e reunião e anotações pessoais. RESULTADOS: as demandas de cada sujeito são abordadas para além das especificidades de cada área. Os saberes são transmitidos nos encontros de equipe, permitindo, a quem está lidando diretamente com o caso, uma ampliação em sua compreensão e a experimentação de instrumentos clínicos construídos junto dos colegas. O processo de construção de trabalho com cada sujeito, matriciado constantemente entre os profissionais, permite, àquele que oferece a atenção, maior apropriação da construção clínica. Tal fenômeno também ocorre durante capacitações oferecidas pelo serviço a outras equipes de saúde. CONCLUSÃO: os espaços coletivos consideram a compreensão do sujeito por diversas perspectivas, mesmo sem contato direto com o indivíduo, a partir das narrativas de um dos profissionais e de hipóteses dos demais membros da equipe, ampliando as possibilidades de cuidado. O trabalho em projetos terapêuticos propaga-se pela instituição e em capacitações de outras equipes, permitindo a circulação e integração do saber.

Palabras clave : Saúde Mental; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Equipe de Assistência ao Paciente; Visitas Com Preceptor; Terapia Ocupacional; Matriciamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons