SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Ciudadanía y ciudadanía organizacional: Cuestiones conceptuales y teóricas sobre el campo de la investigaciónSíndrome de agotamiento laboral (burnout) y sus representaciones entre profesionales de la salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

CASTRO, Thales Cavalcanti e  y  LACERDA JUNIOR, Fernando. A relação Psicologia Comunitária e Behaviorismo: das críticas às propostas de diálogo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp.732-755. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho analisa diferentes relações entre intervenção comunitária e Behaviorismo, problematizando a tese de que há um antagonismo entre ambos, e discute as possibilidades de um diálogo crítico entre Behaviorismo e Psicologia Comunitária. Para tanto, foi realizada uma análise bibliográfica, em que foram considerados três tipos de estudos: críticas dirigidas ao conservadorismo de teses behavioristas; reflexões behavioristas sobre intervenções comunitárias; relatos de trabalhos comunitários guiados por um referencial behaviorista. Na análise problematiza-se a relação Psicologia Comunitária e Behaviorismo destacando diferenças e aproximações entre os dois campos por meio de uma comparação entre as ideias de autores behavioristas e os pressupostos defendidos na Psicologia Comunitária. As principais divergências relacionam-se com os temas sobre a participação comunitária e a relação colaborativa nas experiências comunitárias. Os pontos de convergência são identificados nos textos centrados em reflexões teóricas sobre colaboração, participação e o contexto da intervenção.

Palabras clave : psicologia comunitária; behaviorismo; análise do comportamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )