SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3La Relación entre Psicología Comunitaria y Conductismo: de las Críticas hacia el DiálogoAtención psicológica y umbanda: Experiencia del cuidado en la salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

GIANASI, Luciana Bezerra de Souza  y  OLIVEIRA, Denize Cristina de. A síndrome de burnout e suas representações entre profissionais de saúde. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp.756-772. ISSN 1808-4281.

O artigo tem como objetivo comparar as representações sociais do esgotamento profissional e do burnout, entre profissionais de saúde de um hospital público universitário do Rio de Janeiro. O presente trabalho é parte dos resultados de uma tese de doutorado, podendo ser caracterizado como um estudo descritivo, de caráter transversal, a partir de uma amostra de conveniência totalizando 99 sujeitos. O instrumento de coleta foi um questionário contendo a técnica de evocações livres, cuja análise se deu por meio do uso do software EVOC 2005 e da construção do quadro de quatro casas. Os resultados apontam a existência de uma única representação social da "síndrome de burnout" e do "esgotamento profissional", estruturada a partir dos termos estresse e cansaço que fazem parte do núcleo central. Pode-se concluir que os profissionais de saúde possuem uma representação social alicerçada em duas dimensões, uma física e outra psicológica, destacando a importância das condições de trabalho para as profissões de saúde, especialmente no campo cirúrgico. Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento do campo teórico do burnout, sobretudo para sua compreensão conceitual.

Palabras clave : representação social; síndrome de burnout; profissional de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )