SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Avaliação dos efeitos de um treinamento de habilidades sociais na educação infantilA influência do apego nas habilidades sociais de estudantes universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

SEGER, Liliana et al. Terapia cognitivo-comportamental aplicada ao transtorno explosivo intermitente: redução dos indicadores de raiva e considerações clínicas. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.1, pp.10-18.  Epub 01-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230003.

Objetivo:

o estudo visou descrever e comparar os resultados nos indicadores de raiva, avaliados pré e pós-intervenção, de um protocolo de terapia cognitivo-comportamental (TCC) em grupo para transtorno explosivo intermitente (TEI).

Método:

a amostra não probabilística por conveniência foi constituída por 136 participantes adultos. As intervenções empregadas foram distribuídas em quatro categorias: reestruturação cognitiva, estratégias de regulação emocional, controle de impulso e habilidade de enfrentamento. Foram realizadas 15 sessões de intervenção semanais e três sessões de manutenção (periodicidade quinzenal e mensal), com duração de 90 minutos, conduzidas por duas psicólogas (terapeuta e coterapeuta). Os indicadores foram avaliados pelo Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço (STAXI, do inglês State-Trait Anger Expression Inventory).

Resultados:

comparando as avaliações pré e pós-intervenção, identificou-se redução estatisticamente significativa nas medianas em todas as escalas do instrumento, com as maiores diferenças identificadas em Traço de Raiva e Expressão de Raiva para Fora, e Temperamento de Raiva.

Conclusão:

o presente estudo demonstra evidências preliminares de que o protocolo de TCC pode ter impacto positivo sobre a raiva e o comportamento agressivo impulsivo em pessoas com TEI, e formula hipóteses sobre processos de mudanças clínicas relacionadas às intervenções empregadas e os desfechos nos indicadores avaliados.

Palabras clave : Transtornos disruptivos; de controle de impulsos e da conduta; Raiva; Agressão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )