SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1Subvertendo o conceito de adolescência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. v.57 n.1 Rio de Janeiro jun. 2005

 

EDITORIAL

 

Com este número, correspondente ao ano de 2005, a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia alcança a periodicidade regular. Tratou-se de um esforço da equipe da Revista, mas sobretudo dos pares. Na qualidade de autores e também de pareceristas, a comunidade acadêmica compartilhou conosco o esforço de revitalização do periódico.

O número atual, na sua variedade, abriga um território comum aos artigos. Em sua quase totalidade, eles se voltam para questões relacionadas à infância, adolescência, família. Este universo está focalizado a partir de uma perspectiva que enfatiza a saúde, a interação, a relação com as mães e com a sociedade. Inclui resultados de pesquisa, como aquela sobre o efeito da inclusão escolar sobre o estresse de mães de crianças com paralisia cerebral. Inclui também intervenções práticas, como aquela junto a uma equipe de profissionais do Programa Saúde da Família. Traz ainda reflexões teóricas, sobre o conceito de adolescência hoje na Psicologia, e sobre a Teoria do apego.

Este conjunto de textos, acrescido daquele sobre o acidente radioativo de Goiânia com o Césio 137, estampa a preocupação com questões da atualidade em nossa sociedade, e mira nelas o olhar psi, ora através da discussão das nossas ferramentas teóricas, ora por meio da sua aplicação prática. Reúne acadêmicos e profissionais, graus e tipos de experiência diferenciados e abarca visões de diversas áreas da psicologia.

Esperamos que esta seja uma contribuição aos estudiosos dos temas abordados e ao diálogo entre as áreas da Psicologia, bem como às áreas afins.

 

Angela Arruda
Editora

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons