SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Transexualidad/travestilidad en la literatura brasileña: sentidos y significadosEl malestar docente endirectores de enseñanza escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

NAIFF, Luciene Alves Miguez; FERREIRA, Maria Cristina  y  NAIFF, Denis Giovani Monteiro. Bem-estar profissional de professores de escolas públicas e privadas. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp.288-303. ISSN 1809-5267.

Utilizando como aporte teórico a teoria das representações sociais, que defende as produções de sentido socialmente partilhadas, o presente estudo identificou e comparou as representações sociais de bem-estar profissional de 108 professores do ensino básico, 54 da rede pública e 54 da rede privada, que responderam a uma tarefa de evocação livre e a perguntas abertas. Os resultados obtidos demostraram que os grupos partilham de representações sociais acerca do bem-estar no trabalho, na medida em que o núcleo central de ambos apontou o respeito e a valorização como intimamente ligados ao bem-estar docente. No entanto, os grupos apresentaram diferenças quanto aos elementos que caracterizam a satisfação profissional nesses dois segmentos. A teoria das representações sociais permitiu, assim, um olhar psicossocial da produção socialmente compartilhada entre os professores, em relação ao bem-estar que experimentam em sua prática docente.

Palabras clave : Representação social; Educação; Bem-estar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )