SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Los conflictos conyugales desde de la perspectiva de los niñosCoping religioso/espiritual en mujeres con cáncer de mama índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

SIMONI, Joana Maia  y  BASTOS, Angélica. Quando a anorexia é uma questão de sexuação. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp.409-420. ISSN 1809-5267.

Partindo da constatação clínica da alta incidência da anorexia entre jovens mulheres, o presente trabalho dedica-se à investigação das relações entre o sintoma anoréxico e a feminilidade. Nossa hipótese é a de que o sintoma anoréxico configura uma resposta de algumas jovens diante das consequências da sexuação e do encontro com o gozo feminino. Questionam-se a continuidade e a identidade entre a anorexia infantil, na qual o comer nada aparece como objeto separador, e a anorexia como resposta ao gozo feminino e aos impasses da sexuação. Analisamos as contribuições freudianas a respeito da assunção do sexo e a retomada dessa problemática empreendida por Lacan, que desloca o falocentrismo freudiano, propondo a lógica do não-todo, própria ao gozo feminino, suplementar ao falo e correlato à posição feminina. Como consequência desse percurso, o artigo sustenta que algumas anorexias em adolescentes e jovens correspondem a um tratamento ao gozo Outro que irrompe no corpo.

Palabras clave : Feminilidade; Anorexia; Sexuação; Gozo feminino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )