SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Logoterapia: una visión de la psicoterapia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

VIEIRA, Érico Douglas  y  VANDENBERGHE, Luc. Reflexões sobre Gestalt-terapia e psicodrama a partir do movimento de integração em psicoterapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp.75-84. ISSN 1809-6867.

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a possibilidade de um diálogo entre a Gestalt-Terapia e o Psicodrama. O Movimento de Integração em Psicoterapia sugere que nenhuma abordagem em psicoterapia alcança o esgotamento da compreensão do ser humano em sua complexidade. Porém cada abordagem possui sua filosofia e sua visão da natureza do sofrimento e da cura. Esse fato dificulta o diálogo e as trocas com as escolas concorrentes e as tentativas de integração podem esbarrar num ecletismo superficial. Assinalamos que a Gestalt-Terapia e o Psicodrama compartilham uma visão antropológica fenomenológico- existencial, podendo este parentesco subsidiar um diálogo verdadeiro. Além disso, existe uma proximidade entre os estilos clínicos das duas escolas, por ambas enfatizarem as dimensões da ação e do experienciar. Por fim, argumentamos que ao compreender melhor a outra orientação, tanto o Gestalt-Terapeuta quanto o Psicodramatista podem aumentar sua apreciação do processo psicoterápico e crescerem como terapeuta. Além desse benefício individual, cogitamos que as próprias escolas de psicoterapia podem amadurecer pelo contato com as ideias da outra. Uma consideração aberta e não dogmática de conceitos e técnicas - ora conciliáveis, ora complementares, ora antagônicos - facilitaria aos supervisores, docentes, clínicos e pesquisadores questionarem e aprofundarem seu próprio modelo clínico.

Palabras clave : Gestalt-terapia; Psicodrama; Integração em psicoterapia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons