SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1La Extrañeza de los médicos frente a muerte: enfrentando la angustia de la condición humanaLa experiência del suicídio en una perspectiva humanista fenomenológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

SILVA, Melck Kelly Piastrelli Mota da  y  FREITAS, Sylvia Mara Pires de. Estresse para trabalhadores de uma cooperativa de saúde: uma análise fenomenológico-existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp.61-68. ISSN 1809-6867.

Este artigo é resultado da pesquisa realizada no curso de Especialização em Saúde Mental e Intervenção Psicológica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa objetivou investigar e compreender, a partir de entrevistas com os funcionários de uma cooperativa de saúde da cidade de Maringá, como significam e vivenciam o estresse, bem como suas ações diante o mesmo. Foram utilizados como referenciais teóricos e metodológicos: a fenomenologia husserliana e o método fenomenológico, o existencialismo sartriano e o método progressivo-regressivo. A análise apontou que o estresse é compreendido pelos trabalhadores de maneira a-histórica, acrítica e individual. Eles, por um lado, acreditam que fatores externos são responsáveis pela produção do estresse e, contraditoriamente, tomam para si a culpa por não conseguirem superá-lo. Esse entendimento, por sua vez, é corroborado pelas teorias tradicionais hegemônicas sobre estresse e pela indústria da saúde, as quais não alienam somente o conhecimento dos funcionários sobre o assunto, mas também o dos profissionais da saúde.

Palabras clave : Estresse; Fenomenologia existencial; Psicologia do trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )