SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Análisis de la narrativa de Viktor Frankl sobre la experiencia de los presos en campos de concentraciónLas psicopatologías como disturbios de las funciones del self: una construcción teorética en el abordaje gestáltica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

PRADO, Rafael Auler de Almeida; CALDAS, Marcus Tulio; EFKEN, Karl Heinz  y  BARRETO, Carmem Lúcia Brito Tavares. Linguagem poética e clínica fenomenológica existencial: aproximações a partir de Gaston Bachelard. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.2, pp.216-223. ISSN 1809-6867.

A clínica fenomenológica existencial posiciona-se criticamente a uma modalidade de linguagem concebida por critérios, categorias ou conceitos. Este artigo consiste numa reflexão teórica, com o objetivo de apresentar a imaginação poética como via de linguagem articulada com a dimensão compreensiva, própria desta abordagem psicológica. Compreendemos a linguagem como gesto significador, de acordo com Merleau-Ponty e em oposição às concepções intelectualistas ou empiristas. A "imaginação criadora" de Bachelard distingue-se da referência usual de imaginação como subproduto da memória. A imaginação poética, segundo a concepção de Bachelard é uma possibilidade de linguagem por meio da qual se vive plenamente o sentido de algo que vem ao nosso encontro. Sua vivência permite que nós nos apropriemos de significados extremamente ricos e que dizem respeito ao mundo que está ao nosso redor.

Palabras clave : Linguagem; Significação; Imaginação poética; Clínica fenomenológica existencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )