SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Conprensión de la experiência del sufrimiento de mujeres en la relación amorosaGestalt, terapia de grupo y el arte: la reformulación de bebé prematuro en unidad neonatal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

RODRIGUES, Mariana Alvarenga  y  CARMO, Marta. A configuração do significado de família para homossexuais: um estudo fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp.12-20. ISSN 1809-6867.

O século XX foi marcado por transformações em diversos campos, incluindo a sexualidade e a constituição familiar. Em decorrência dessas mudanças, tornou-se importante investigar qual o significado de família para homossexuais femininos e masculinos. A pesquisa teve por objetivo principal compreender a configuração do significado de família para homossexuais. Foi realizado um estudo com quatro adultos homossexuais, dois do sexo feminino, e dois, do masculino. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, pautada na perspectiva fenomenológica e na teoria de campo de Kurt Lewin, fundamento teórico da abordagem gestáltica. Utilizou-se o método fenomenológico de Giorgi (1985), e encontraram-se as seguintes categorias temáticas: processo de autodenominação sexual, configuração do campo após a descoberta da homossexualidade, constituição familiar atual, e, significado de família. Analisou-se que, apesar das mudanças ocorridas na sociedade a família continua mantendo o papel de organizadora.

Palabras clave : Família; Homossexualidade; Configuração; Campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )