SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Experiencia materna de pérdida de un hijo con cáncer infantil: un estudio fenomenológicoDisfunción de la erección y fenomenología: El cuerpo vivido en sus contornos diacríticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

NASCIMENTO, Lázaro Castro Silva  y  VALE, Kamilly Souza do. Reflexões acerca do fazer ético na clínica gestáltica: um estudo exploratório. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp.157-166. ISSN 1809-6867.

A discussão do tema Ética, por vezes, se fecha na deontologia. Contudo, tal discussão extrapola esse recorte e alcança outra dimensão no que compete ao fazer ético em psicoterapia, não unicamente baseado em leis e diretrizes. Esta pesquisa discute o fazer ético na prática psicoterapêutica em Gestalt-terapia. Utilizou-se uma abordagem qualitativa orientada a partir do método fenomenológico de Sanders. O projeto foi aprovado previamente pelo Comitê de Ética em Pesquisa a fim de garantir as questões éticas ligadas à pesquisa. Foram realizadas entrevistas com seis psicólogas da cidade de Belém/PA, escolhidas a partir do método bola de neve com dois critérios de inclusão: ser profissional formado em Psicologia e especialista em Gestalt-terapia. As entrevistas foram analisadas a partir da fenomenologia e de conceitos gestálticos. Foi possível ampliar a compreensão acerca do fazer ético gestáltico destacando-se a importância do cuidado com quem busca atendimento; a necessidade do psicoterapeuta de realizar a suspensão fenomenológica; o preparo técnico refinado; a relevância do trabalho de psicoterapia pessoal do gestalt-terapeuta; e a ética pessoal enquanto premissa para uma ética profissional. Pesquisas futuras na área mostram-se importantes para que seja possível manter a fluidez dessas compreensões acerca da temática abordada.

Palabras clave : Ética; Gestalt-terapia; Método fenomenológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )