SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Suicidio y del manejo y de las intervenciones em situaciones de crisis: la gestalt-terapiaUn breve comentario de medard boss sobre psicoterapía de grupo: la transferencia en la situación grupal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

DUTRA, Elza. Formação do psicólogo clínico na perspectiva fenomenológico-existencial: dilemas e desafios em tempos de técnicas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp.205-211. ISSN 1809-6867.

Este trabalho desenvolve reflexões sobre formação do psicólogo clínico na perspectiva fenomenológico-existencial, numa época em que a técnica prevalece, inclusive no campo da psicologia clínica. Tomando como referência a fenomenologia hermenêutica heideggeriana, reflete-se sobre os desafios que perpassam as práticas clínicas ao longo da formação de aprendizes de psicoterapeutas, ao lidarem com demandas de respostas imediatas e eficientes que frequentemente são dirigidas à clínica. No sentido oposto ao cenário cientificista que sustenta a psicologia, a perspectiva adotada neste trabalho aponta para uma atitude fenomenológica, a qual vai de encontro à atitude natural, valorizando, assim, a idéia de um Dasein que existe num horizonte de abertura de sentidos e sobre o qual não caberia qualquer determinação. Algumas ideias heideggerianas como Dasein, ser-com, técnica e pensamento meditante nortearão as reflexões. Finaliza-se sugerindo que o âmbito da formação constitua um espaço no qual o pensamento que medita possa ser exercitado como uma das possibilidades para se desenvolver uma atitude fenomenológica.

Palabras clave : Heidegger e psicologia; Formação clínica; Pensamento meditante e clínica; Clínica fenomenológica e Técnica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )