SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Elementos para una historia de la psicoterapia de grupo¿Confesión, curación y revelación de la verdad oculta: propósito de la clínica psicológica? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

PROTASIO, Myriam Moreira. A psicologia indicada por Kierkegaard em algumas de suas obras. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.2, pp.213-220. ISSN 1809-6867.

A possibilidade de associar o pensamento de Kierkegaard com a psicologia, embora não seja nova, merece esclarecimentos. Este trabalho pretende dar um passo neste sentido, ao considerar a obra de Kierkegaard como um todo e, em especial, três de suas obras, que trazem em seu subtítulo palavras como: reflexão psicológico-demonstrativa; exposição cristã-psicológica; ensaio em psicologia experimental. Tentarei articular o que se pode compreender por psicologia a partir da determinação do filósofo em associar a ciência psicológica com "conhecimento hábil da vida humana e simpatia com seus interesses". O que importa para Kierkegaard é a vida de cada um em sua tarefa de justificar-se, eternamente, como o existente que ele mesmo é. Seu esforço se dirige para uma retomada da vida em seu acontecimento, enquanto a particularidade da vida de cada um, a minha vida, que sempre se relaciona com a universalidade que é o viver mesmo. O trabalho pretende dar relevo ao modo como o projeto kierkegaardiano de psicologia associa-se a uma fenomenologia, ao apontar para a impossibilidade de compreendermos os seus tipos existenciais a partir de categorias universais e, por fim, anunciar a relação entre uma psicologia de Kierkegaard e a possibilidade de uma transformação existencial.

Palabras clave : Sören Kierkegaard; Psicologia clínica; Filosofia da existência; Fenomenologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )